A fim ou Afim: qual a diferença?

afim-ou-a-fim-diferenca

Tanto a palavra afim (junto) quanto a expressão a fim (separado) estão plenamente corretas e são pronunciadas de forma idêntica (são homófonas = mesmo som). Por isso, muitas vezes, é difícil estabelecermos a diferença entre elas.

Mas, ao terminar de ler este artigo, você saberá exatamente o significado e a diferença entre a palavra afim e a expressão a fim. Vamos nessa?!

Aprenda também:

 

A fim.

A expressão a fim é a forma que mais utilizamos no nosso cotidiano (nosso dia-a-dia).

Essa expressão é chamada de locução prepositiva, pois tem o valor de uma preposição (classe gramatical que liga dois elementos de uma frase, estabelecendo uma relação entre eles).

A fim é usada para indicar uma finalidade ou um propósito. Usualmente, esta expressão é usada com o significado de: estar com desejo, vontade ou interesse em algo ou em alguém.

Frases com a expressão a fim…

  • João está a fim de sair com Maria (João tem interesse em Maria).
  • Você estuda a fim de aprender português (Você tem o propósito de aprender português).
  • O piloto fez um pouso de emergência a fim de sanar um problema na turbina do avião (o piloto pousou com a finalidade de resolver um problema).

 

Afim.

Afim é uma palavra gramaticalmente classificada como adjetivo (classe gramatical que modifica um substantivo, acrescentando uma qualidade, uma extensão ou uma quantidade).

Essa palavra significa semelhante, similar, análogo; que tem afinidade, semelhança ou ligação. Além disso, podemos indicar como sinônimo determinada relação de parentesco. Geralmente, afim é usada no plural.

Frases com a palavra afim…

  • Português e literatura são áreas afins.
  • Genro e sogra são parentes afins. (Se quiser aprender a contar graus de parentesco, clique aqui.)

Para facilitar o entendimento, raciocine da seguinte maneira: “a fim” (separado) é o mesmo que “com o fim” (também separado).

Por exemplo: Júlia estuda a fim de passar no Enem. Assim, Júlia estuda com o fim de passar.

Aprenda mais:

4 thoughts on “A fim ou Afim: qual a diferença?

    1. Que bom que o trabalho está te ajudando, Gilmar. Ficamos muito felizes em saber disso. Continue acompanhando nossas dicas. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 12 =