Assento ou Acento: qual a diferença?

Quando você se acomoda na poltrona da sua sala, no banco do seu carro ou de um ônibus, você está usando um acento ou um assento? Ambas as palavras estão gramaticalmente corretas, mas a diferença em seus significados é enorme. 

Ao terminar de ler este post, você vai aprender português de forma simples!

As palavras em análise são pronunciadas de forma idêntica. Por isso, elas são conhecidas como homônimos (possuem significados diferentes, mas pronúncias iguais).

Aprenda também:

 

Assento.

aprender-portugues

A palavra assento, com “ss”, é gramaticalmente classificada como substantivo e significa objeto ou lugar onde se pode sentar.

Assento tem relação com o verbo assentar, que significa, entre outros sinônimos, acomodar-se, sentar-se, alicerçar, fundamentar.

Frases com a palavra assento…

Jô Soares ganhou assento na Academia Brasileira de Letras.

O assento do ônibus está quebrado.

Divisão silábica: as-sen-to.

 

Acento.

aprender-portugues-acento

A palavra acento, com “c”, é gramaticalmente classificada como substantivo e significa sinal gráfico que indica a tonicidade de uma sílaba, definindo o tom de voz.

Frases com a palavra acento.

Todas as palavras proparoxítonas da língua portuguesa recebem acento.

O acento grave indica a existência de crase.

Os principais acentos existentes no nosso português são:

  • Acento agudo: usado nas vogais, indicando que a sílaba tônica deve ser lida com o timbre aberto. Exemplos: “chaminé”, “família” e “dicionário”.
  • Acento circunflexo: utilizados nas vogais, indicando que a sílaba tônica deve ser lida com o timbre fechado. Exemplos: “polêmico”, “bebê” e “metrô”.
  • Acento grave (à): utilizado principalmente para indicar existência de crase na letra “a”. Exemplos: “à”, “às” ou “àquele”.

Divisão silábica: a-cen-to.

Aprenda mais:

One thought on “Assento ou Acento: qual a diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − oito =