Como aprender português mais facilmente?

Se você acompanha assiduamente o Aprender Português, então já sabe que um dos nossos grandes objetivos é mostrar que é possível tornarmos a língua portuguesa mais amigável e interessante.

Nesta oportunidade, você vai conferir algumas dicas simples que podem aumentar o seu domínio sobre o nosso idioma.

Vale lembrar que este assunto não é exaustivo, ou seja, trata-se de orientações que podem ser expandidas ou adaptadas, dependendo da pessoa ou das circunstâncias.

Não deixe de ver também:

 

Leia bons livros.

É uma grande honra saber que você lê as nossas postagens aqui no blog Aprender Português. Ficamos até tentados a escrever a “tag modinha” #gratidão. 🙂

Mas, sinceramente, ler na internet não é suficiente para se obter um bom domínio de qualquer conteúdo!

É importante que você esteja sempre com um livro à mão. Um livro físico mesmo (de papel). Sinta-o e crie o hábito de lê-lo.

Os primeiros registros do homo sapiens foram feitos há mais de 9 mil anos. São marcas de mão nas paredes de uma caverna, conforme você pode observar abaixo:

como-aprender-portugues

Desde aquela época a até o surgimento dos computadores, o ser humano sempre utilizou suporte físico para registrar suas impressões, sentimentos, conhecimentos etc.

Por isso, somos adaptados ao bom e velho livro de papel. Ainda não é hora de o substituirmos completamente pelos livros digitais contidos em computadores, tablets, smartphones e afins.

Sobre ler um bom livro, não quer dizer que você tenha que ler Machado de Assis ou José de Alencar. Não é isso!

Você deve ler assuntos pelos quais se interessa. Não importa o tema. O que importa é que você adquira o hábito de ler livros.

Livros são revisados antes de serem publicados. Nos seus projetos, os autores utilizam prioritariamente a norma culta. Se você adquire o hábito de ler corretamente, você também aprende a falar e a escrever corretamente.

 

Use o Google.

Antigamente, dizia-se em tom de piada que o dicionário era o pai dos burros. Na nossa concepção, o papai moderno é o Google.

Independentemente do nível de conhecimento intelectual, sempre temos dúvidas de português em algum momento em que falamos ou escrevemos.

Diante disto, é aconselhável que pesquisemos antes de cometermos erros. E atualmente não há meio melhor de se tirar dúvidas do que o site da Google. Ele simplesmente abre um mundo de possibilidades.

Mas tenha cuidado com os resultados mostrados na pesquisa. Sempre analise a credibilidade das informações coletadas.

 

Não seja “modinha”.

Com o uso desenfreado das redes sociais, muitas frases viralizam na internet e, quando menos imaginamos, já estamos pronunciando essas frases também.

O problema é que muitas frases são impregnadas de erros gramaticais. Isso prejudica o nosso domínio sobre a norma culta.

Portanto, seja chato e rigoroso, mas não seja “modinha”.

 

Corrija os erros das pessoas.

Gentilmente, passe a observar e corrigir erros gramaticais cometidos pelas pessoas que o cercam.

Geralmente, são as crianças que cometem mais erros. Porém, adultos também os cometem por desconhecimento ou por desleixo mesmo.

Ao corrigir, você reforça para si mesmo a forma correta de se falar ou escrever.

Mas se você notar que a pessoa não gostou de ser corrigida, então não insista.

 

Escreva.

Ao escrevermos, nosso cérebro se esforça para imprimir coerência e concordância ao texto que estamos produzindo.

Isso é excelente para que nossos “arquivos cerebrais de correção gramatical” sejam acionados.

O lado bom das redes sociais é que você pode publicar textos livremente. Além disso, você sabe que o seus textos serão lidos por várias pessoas. Com essa pressão, você se esforça para escrever corretamente.

Esperamos que estas dicas rápidas tenham tenham te ajudado a aprender português mais facilmente.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =