Denovo ou De novo: junto ou separado?

Se você ainda não sabe se o correto é denovo, apenas uma palavra decorrente da junção de outras duas (de+novo), ou de novo, expressão escrita de forma separada, não se preocupe porque essa dúvida é mais comum do que se imagina.

A confusão persiste porque a pronúncia da palavra, ou expressão, em xeque não nos ajuda na hora de escrevê-las. Por isso, neste artigo, nós vamos sanar essa e outras dúvidas semelhantes.

Além de aprender se o correto é denovo ou de novo, junto ou separado, você aprenderá mais um pouco sobre sinônimos e classificação gramatical.

Aprenda também:

 

Denovo ou De novo?

A forma correta, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, é a expressão de novo, cuja grafia deve ser empregada de forma separada.

Essa expressão é classificada gramaticalmente como locução adverbial, ou seja, é um conjunto de palavras que equivalem a um advérbio.

Por sua vez, advérbio é uma classe gramatical que modifica verbos.

Por exemplo:

Maria dormiu pouco.  

No exemplo acima, podemos notar que a palavra pouco (advérbio) modifica a palavra dormiu (verbo). Memorização: advérbio => junto do verbo!

A expressão de novo equivale ao advérbio novamente, que significa outra vez, mais uma vez. Expressa, portanto, o retorno a um determinado estado, condição ou lugar ocupados anteriormente.

Frases coma a expressão de novo:

  • O aluno reprovou de ano de novo.
  • O jogador perdeu gol de novo.
  • Hoje João irá jogar video game de novo. 

Tenha cuidado também com outras expressões, tais como: com certeza (concerteza está errado), a gente (equivale a “nós” ou a determinado grupo de pessoas. Agente equivale a apenas uma pessoa) e por isso (porisso está errado).

Se você gostou de aprender mais uma dica de português (de novo = correto; denovo = errado), então que tal compartilhar esse conhecimento com seus amigos.  

Aprenda de novo – trocadilho!  🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =