Onde ou Aonde: qual a diferença?

onde-ou-aonde-diferenca-portugues

Se você já estudou ou já ouviu falar nos termos “onde” e “aonde“, então deve saber que eles se referem a lugares. Mas você sabe qual a diferença entre esses termos? Quando devem ser empregados corretamente?

Especificamente falando, eles são classificados na nossa gramática como advérbios de lugar.

Talvez você já tenha percebido que o termo preferido na linguagem falada é o aonde. Ele é usado quase que indiscriminadamente pelas pessoas. Mas muitas vezes o uso do aonde está errado. Continue lendo para saber por quê…

Aprenda também:

 

Onde

O que nem todos sabem é que o termo onde deve ser empregado somente quando estivermos nos referindo a um lugar estático, isto é, sem movimentos.

Por exemplo, o onde deve ser usado para indicarmos o local em que moramos. Olhe como é fácil aprender essa regra através de um exemplo:

  • Eu vou dormir na casa da minha mãe, onde costumo descansar.

Veja que o onde foi utilizado para designar um local estático: a casa da minha mãe. Obviamente, ninguém dorme em movimento, a não ser que a pessoa seja um sonâmbulo, mas isso é uma exceção que não vem ao caso. 🙂

 

Aonde

Por outro lado, o termo aonde deve ser utilizado quando queremos fazer referência à dinâmica, ou seja, a movimentos.

Vamos exemplificar?

Veja a seguinte frase:

  • Para chegar aonde poucos chegam, é preciso fazer o que poucos fazem!

 

Observe que o verbo chegar denota a ideia de movimento. Inclusive, o verbo chegar requer a preposição “a”. Quem chega, chega a algum lugar.

Veja um exemplo! Imagine o corredor de uma maratona alcançando a linha de chegada após correr 20 quilômetros. Ponha-se no lugar dele e saberá se houve, ou não, movimento. 🙂

Portanto, essa é a diferença simplificada entre os advérbios onde e aonde. Espero que tenha sido claro para você. Caso tenha ficado alguma dúvida, poste-a nos comentários.

Um abraço.

Aprender Português.

Leia também:

2 thoughts on “Onde ou Aonde: qual a diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − três =